14 de março de 2011

3o Encontro Nacional de Capoeira Angola de Belo Horizonte

Contribuir com as orientações que norteiam as políticas públicas culturais, sociais e educacionais de Belo Horizonte. Este é um dos objetivos do 3º Encontro Nacional de Capoeira Angola, que acontece de 05 a 09 de abril na capital mineira, e vai discutir a participação da Capoeira Angola na formação cultural e na educação de crianças e jovens e, ainda a Capoeira como Patrimônio Cultural. O encontro é promovido pelo Grupo Iúna de Capoeira Angola, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Funarte e Grupo Sant’Angelo, da Itália. Será um fórum para discutir e trocar informações sobre o papel cultural e social da capoeira na atualidade, reafirmando a importância de ações de reconhecimento da diversidade étnica e de valorização da cultura afro-brasileira. Nas mesas de debate serão sistematizadas as demandas e ações que serão propostas no Encontro Nacional - Pró-Capoeira que acontecerá em julho, em Salvador.  

A realização do 3º Encontro Nacional de Capoeira Angola vai trazer para capital mineira a ginga, as cantigas, os instrumentos e toda beleza desta arte brasileira, com a participação de grupos de capoeira, pesquisadores e mestres capoeiristas de diversos lugares do Brasil, admiradores da prática, interessados na história dessa rica forma de expressão. Estarão reunidos nomes de destaque nacional e internacional, como os baianos Mestre Felipe, Mestre Ivan e Mestre Lua, os mineiros Mestre Índio e Mestre João, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Cultura e da Superintendência do Iphan em Minas Gerais, educadores, estudantes, professores, artistas, músicos, bailarinos, lideranças comunitárias, ONG's, pontos de cultura e centros culturais, que participarão das oficinas, mesas-redondas e rodas de capoeira. Toda a programação é gratuita. Em 2008, o 2º Encontro contou com a participação de três mil, entre capoeiristas, autoridades, alunos e público em geral.  

O 3º Encontro, a Capoeira Angola fará uma homenagem aos mestres da Capoeira Regional pioneiros na capital mineira: Mestre Cavalieri, Mestre Dunga e Mestre Boca. Entre os convidados estão Corina Moreira do Iphan - MG, a pedagoga Rosa Margarida da Secretaria Municipal de Educação, e Michelle Arroyo da Fundação Municipal de Cultura, a cientista política Diva Moreira, o historiador Marcos Cardoso, o professor José de Sousa Miguel Lopes, e o antropólogo e professor Jose Marcio Barros, coordenador do Observatório da Diversidade Cultural – ODC e do Programa Pensar e Agir com a Cultura. 

Capoeira na sala de aula 
Educadores têm discutido e visto na prática das escolas que inseriram a capoeira como atividade no currículo, a contribuição desta e de outras manifestações culturais no ambiente escolar, com reflexos positivos na disciplina, na auto-estima e na maior integração do aluno no ambiente escolar. Por isso, o 3º Encontro vai discutir também essas novas formas de renovação pedagógica que procuram qualificar o atendimento educacional, considerando o aluno como um todo e centro do processo educativo, que precisa receber uma formação ampla e plena. 

Capoeira: patrimônio cultural brasileiro 
Praticada em mais de 150 países, desde julho de 2008 a Capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O Ofício dos Mestres de Capoeira está inscrito no Livro dos Saberes, e a Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão. O Registro foi uma iniciativa do IPHAN e do Ministério da Cultura e fez da capoeira a 14ª expressão artística do Brasil registrada como patrimônio imaterial. A capoeira figura, assim, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, do Ofício das Baianas de Acarajé, do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo, e do Frevo, como um bem cultural brasileiro, reunindo harmonia, arte, música, poesia, folclore, artesanato, esporte, diversão, dança, jogo, luta, rituais e tradição, em uma das mais genuínas expressões da nossa cultura popular. 

O Grupo Iúna de Capoeira Angola é uma ONG criada em 1983. Foi o primeiro grupo de capoeira angola de Belo Horizonte e tem como finalidade a promoção e a valorização da capoeira angola como bem cultural. Coordenado por Mestre Primo e organizado por jovens e moradores da comunidade do bairro Saudade, o grupo é um Ponto de Cultura e oferece em sua sede oficinas gratuitas de capoeira para mais de 150 crianças e adolescentes de escolas públicas do bairro. Também realiza atividades culturais voltadas para a capoeira angola com o objetivo de fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira e contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade.  


                                                                                        Fonte: Assessoria de Comunicação do 3o Encontro 

13 de março de 2011

Programação - 3o Encontro de Capoeira Angola de Belo Horizonte - 2011


5 de abril de 2011
16h às 18h - Abertura
Roda de Capoeira na Praça 7
6 de abril
9h às 12h - Oficinas Capoeira Angola infantil - escolas públicas
9h – 10h William (ACCA BHZ)
10h – 11h Treinel Daniel (Eu Sou Angoleiro)
11h – 12h Contra Mestre Renê (Camugerê)
13h às 14h – exibição de filmes
14h às 18h - Oficinas Capoeira Angola adulto – aberta ao público
14h – 15h Contra Mestre Alcione (Angola Dobrada)
15h – 16h Mestre Índio (Angola Dobrada)
16h – 17h Mestre Jurandir (FICA)
18h às 20h - Roda de Capoeira Angola adulto e infantil
7 de abril de 2011
9h às 12h - Oficina Capoeira Angola adulto
9h - 10h  Mestre Lua/BA - Instrumento
10h - 11h Mestre Felipe/BA - Canto
11h - 12h Mestre Ivan/BA - Movimento
14h30 às 17h30 - Seminário
Mesa Capoeira e Educação
Convidados
Luisela Ancis (Iuna)
Chiara Scavia/Itália (Grupo Caminhando)
Jose de Sousa Miguel Lopes (UEMG MG)
Rosa Margarida (SMED)
Mestre Ivan/BA – (Santo Amaro)
Andréa Caroline (Diretora da Escola Professor Daniel Alvarenga) –
Diva Moreira
Mediador – Marcos Cardoso
18h às 19h30 - Roda de Capoeira Angola
8 de abril de 2011
9h às 12h - Oficinas Capoeira Angola infantil ministrada por alunos do Grupo Iuna - escolas públicas
13h às 14h – exibição de filmes 
14h30 às 17h30 - Seminário
Mesa Capoeira e Patrimônio Cultural
Homenagem aos Mestres Cavalieri, Boca e Dunga
Convidados
Mestre Primo/MG (Iuna)
Corina Moreira (IPHAN)
Mestre Felipe/BA - (Santo Amaro)
Michele Arroyo (Fundação Municipal de Cultura)
Mestre João/MG (Eu Sou Angoleiro)
José Márcio Barros (ODC)
Mediador – Marcos Cardoso
18h às 19h30 - Roda de Capoeira Angola
 9 de abril de 2011- Bairro Saudade em frente a sede do Grupo Iuna
14 às 19h – Festa do Encontro
Shows, bate-papo com Griôts, intervenções artísticas, barraquinhas com comidas típicas, apresentações de circo.


5 a 9 de abril de 2011 - Belo Horizonte Minas Gerais
5 de abril  - Praça 7
6 a 8  de abril  - FUNARTE MG - Rua Januária, 68, Floresta 
9 de abril  - Festa do Encontro - Rua Dr. Brochado, 1500 Saudade

ENTRADA FRANCA PARA TODAS AS ATIVIDADES
Informações: (55) 31 3483 5301
Apoio:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ IPHAN/Superintendência de MG  
FUNARTE  MG
REALIZADO COM OS BENEFÍCIOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

11 de março de 2011

TODA A PROGRAMAÇÃO TEM ENTRADA FRANCA

ENTRADA FRANCA no 3o Encontro Nacional de Capoeira Angola

As inscrições para as oficinas serão realizadas 30 minutos antes, no local do evento.


Não perca os debates sobre o registro da capoeira como patrimônio imaterial do Brasil e entenda o que isso significa para a cultura brasileira.

Dia 09 de abril a Festa do Encontro acontecerá no bairro Saudade, em frente a sede do Iuna, de 14h as 19h. Rua Dr. Brochado, 1500 Saudade, BH/MG

Circo, barraquinhas, comidas típicas, música, bate papo com Griôts e muita diversão. 


Bate papo com os Griôts D. Isabel, Rainha do Congado do bairro Concórdia; Marcos Alexandre, Professor da faculdade de Letras da UFMG; Mestre Lua e muitos convidados.

documentário "PAZ NO MUNDO CAMARÁ - BRASIL" na programação do 3o Encontro

ANGOLA: Capoeira Ancestral
Apertem os cintos! Vamos embarcar numa viagem para o passado. O nosso passado, o do povo brasileiro e da capoeira angola. Um passado bem antigo, de bem mais de 400 anos atrás, quando começaram a chegar ao brasil os primeiros negros africanos. Visitaremos a áfrica antiga, as fazendas de cana da bahia, o quilombo do palmares, zumbi e o rei ganga zumba em alagoas. O trabalho duro nos portos de recife. No recôncavo baiano conheceremos o besouro de macangá, o samba e política das vilas e favelas no rio de janeiro, com suas "maltas" de capoeiristas. Veremos que o governo do brasil republicano teve medo da organização do negro liberto e por isso fez da capoeira um crime. E veremos, principalmente, que o povo negro é lindo! Que nossa liberdade não tem amarras, nem fronteiras. Ainda mais quando se sabe valorizar a sua cultura e a sua herança ancestral.

Crianças produziram a animação 
O documentário é um dos 10 produtos culturais do DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Copeira angola e a volta que o mundo dá”, co-produzido pela Associação Cultural Eu Sou Angoleiro e ATOS Central de Imagens. “ANGOLA: Capoeira Ancestral” é resultado da Oficina de Animação e Contação de Histórias, da qual participaram dez crianças do programa Escola Integrada da E. M. Hugo Werneck (comunidade do Morro do Cascalho, bairro Morro Alto, Belo Horizonte, MG). Eles foram selecionados para ajudar a construir uma parte da narrativa do documentário "PAZ NO MUNDO CAMARÁ - BRASIL" e criaram cenas que remontam 400 anos da Capoeira no Brasil. A oficina atuou como uma ferramenta de resgate dessas memórias não registradas e um instrumento de interação e reflexão social. O projeto tem o patrocínio do Prêmio Capoeira Viva, Governo de Minas, Fundo Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, BDMG, Petrobrás e Governo Federal; foi desenvolvido em parceria com o Ponto de Cultura Flor do Cascalho e a Casa Civil da Presidência da República; com o apoio do Pão de Queijo Notícias, Instituto Caribé e Gegê Produções. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2TaQL9i5Wo0

O Documentário será exibido no 3o Encontro Nacional de Capoeira Angola.
Confira a programação.


Fonte: ATOS Central de Imagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...