2008

2º Encontro Nacional de Capoeira Angola






Uma aldeia para cuidar de uma criança 


Roda de Capoeira Angola para criança - Acervo Iuna

A educação que as crianças recebem na escola e a participação da Capoeira Angola no processo de formação foram os temas da primeira mesa de discussões do 2º Encontro Nacional de Capoeira Angola, que aconteceu ontem. Os palestrantes falaram da importância do envolvimento de toda a comunidade no processo de formação de meninas e meninos.

As falas evocaram um princípio, próprio da cultura africana: o envolvimento de toda aldeia para cuidar de uma criança. Os mestres, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e UFMG apresentaram projetos e propostas para uma “Educação Plural”, com disse Benilda Regina Paiva na abertura.

Macaé Evaristo, da Secretária Municipal da Educação, falou sobre o Programa Mais Educação, uma proposta lançada esta semana pelo Governo Federal, com o propósito de discutir política para educação integral e participação da Capoeira Angola no cenário educativo. Claúdia Martins, coordenadora do Projeto Escola Integrada na Escola Ricardo Salum, contou a experiência de conhecer o Grupo Iuna de Capoeira Angola e a integração com a comunidade.

Jauver Machado, coordenador do Núcleo de Estudo de Capoeira Angola, discutiu o foco educativo da Capoeira Angola e os estudos que estão sendo feitos na UFMG. Os Mestres João, Veio, Primo e o educador social e angoleiro Léo apresentaram os seus projetos e sua visão de flexibilização da escolas para participação da Capoeira Angola no processo educacional.

19/09/08 09:44



Passado, presente e futuro


Alunos da Escola Integrada visitam a Escola de Belas Artes  - Acervo Iuna

O futuro, representado pelas crianças de escolas municipais de Belo Horizonte, e o passado, evocado com a presença de Mestre Rogério – um dos fundadores do Grupo Iuna, um dos primeiros de Capoeira Angola na cidade, se encontraram na manhã de ontem.

O frescor da infância e a sabedoria dos mestres reafirmam a capoeira como um importante espaço de construção da cultura afro-brasileira. Mestre Rogério veio da Alemanha para o encontro e participará do debate sobre capoeira e memória na próxima sexta-feira. Pela manhã, as crianças do Programa Escola Integrada aproveitara, no espaço da Escola Belas Artes (UFMG), jogaram e cantaram, dando continuidade à tradição e à história da Capoeira Angola.

17/09/08 10:16



Surpresa com o jogo de Mestre Pastinha 

O primeiro dia do encontro surpreendeu os presentes com a exibição de cenas de Mestre Pastinha jogando capoeira e cantando. As imagens apresentadas são trechos do documentário “Veja o Brasil”, de Alceu Maynardes. A platéia também pôde ver a primeira exibição pública do vídeo “Menino Fala a Verdade”, bem como assistiram às rodas, os depoimentos de mestres e os debates do 1º Encontro, realizado em 1998.

Hoje pela manhã, os alunos do programa Escola Integrada tiveram oficinas e roda de capoeira. A atividade faz parte da parceria do Grupo Iuna com o programa educacional da Prefeitura de Belo Horizonte. À tarde, serão exibidos os vídeos "Capoeira Angola e Meio Ambiente", de Edimar; “Menino Fala a Verdade”, de Denis Leroy, e “Mestre da Lição”, de Carem Abreu.

16/09/08 11:32



Programação 

15 de setembro – segunda-feira
Exibição de vídeos
16 de setembro – terça-feira
Oficinas e roda de capoeira infantil e Exibição de vídeos
17 de setembro – quarta-feira
Roda de Capoeira Angola
18 de setembro – quinta-feira
Oficinas e roda de capoeira infantil, Seminário "Capoeira Angola e Educação" e Roda de Capoeira Angola
19 de setembro – sexta-feira
Oficina de Capoeira Angola com os Mestres Curió, Moraes e Rogério, Seminário "Capoeira Angola e Patrimônio" e Roda de Capoeira Angola com Mestres (encerramento)
20 de setembro – sábado
Festa de encerramento na comunidade do Iuna.
Esquetes, barraquinhas de artesanato, roupas, livros, cds, bebidas, comidas típicas e shows com:
* Companhia de Circo
* Grupo de Arte Africana Baobá
* Baú du Maracah
* Kamaphew Tawa e Banda Aspiral do Reggae
* Renegado





Perfil dos palestrantes 

Da esquerda para a direita: - Mestre Curió / BA, Sebastião Soares (IPHAN), Mestre Moraes / BA,
Maria Marta Martins Araujo (IEPHA), Michele Arroyo (FMC), Marcos Cardoso, Mestre Rogério / RJ - Acervo Iuna


18 de setembro
Mesa – Capoeira Angola e Educação
Mediadora – Benilda Regina Paiva de BritoPsicopedagoga, pós-graduada em Recursos Públicos e membro do Nzinga: Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte (MG)
Mestre Primo – Grupo Iuna de Capoeira Angola BH/MG - Começou na capoeira com Mestre Negão. Treinou com os Mestres Rogério e Cobra Mansa na década 1980 e participou da Fundação do Grupo Iuna. É curador do 2o Encontro Nacional de Capoeira Angola.
Léo - Educador Soial – Meninos de Palmares BH/MG - Em 1987 começou a praticar a Capoeira Angola com Mestre Rogério e Mestre Moraes.
Mestre Véio – Grupo Lenço de Seda - Presidente do Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira. Compõe o quadro de mestres da Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA). O Lenço de Seda teve início em 1977 na região do Vale do Aço.
Mestre João – Associação Cultural Eu sou Angoleiro (ACESA) - Iniciou a capoeira na década de 1970. Junto com Mestre Rogério e Mestre Primo participou da criação do Grupo Iuna.
Macaé Maria Evaristo - Secretária Municipal Adjunta de Educação.
Cláudia Aparecida de Almeida MartinsCoordenadora do Projeto Escola Integrada da Escola George Ricardo Salum/MG.
Jauver BethonicoCoordenador do Núcleo de Estudo da Capoeira da UFMG/MG

19 de setembro
Mesa – Capoeira Angola e Patrimônio Cultural
Mediador – Marcos Antonio Cardoso – filósofo, historiador, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), coordenou o projeto Tricentenário de Zumbi em 1995. Atuou na antiga Secretária Municipal para Assuntos da Comunidade Negra.
Mestre Moraes – Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) - É baiano da Ilha de Maraé, pratica Capoeira Angola desde os oito anos de idade, como aluno do Mestre João Grande e Mestre João Pequeno. Em 1980 no Rio de Janeiro funda o GCAP, voltando para Salvador onde está atualmente.
Mestre Cúrio – Escola de Capoeira Irmãos Gêmeos - Foi inscrito no dia 10 de abril de 1968 sob o número 141 na Academia Pastinha. Nasceu em Salvador no ano 1944. Sua escola de Capoeira Irmãos Gêmeos esta localizada no Pelourinho.
Mestre Rogério – Grupo Angola Dobrada  - Começou a praticar a capoeira aos 18 anos com Mestre Barbosa em Duque de Caxias. Criou o grupo Iúna, em1983, o primeiro grupo de Capoeira Angola de Belo Horizonte. Atualmente, Mestre Rogério reside na Alemanha.
Maria Marta Martins de Araújo – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) - É diretora de Proteção e Memória do IEPHA/MG, com doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. É autora, entre outras publicações, do livro "Com quantos tolos se faz uma república: padre Correia de Almeida e sua sátira ao Brasil oitocentista", publicado pela Editora UFMG, dedicando-se particularmente ao estudo da história e memória de Minas.
Michele Arroyo - Diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Yacy-Ara Froner - UFMG - É doutora em História pela FFLCH-USP especialista nas áreas de Arte e Cultura Barroca pelo IAC-UFOP e Conservação pelo CECORUFMG. Atualmente, professora da área de Teoria no Curso de Graduação em Artes Visuais e Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA-UFMG
10/09/08 06:40



2º ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA ANGOLA DE BELO HORIZONTE 

O Grupo Iúna de Capoeira Angola realiza de 15 a 20 de setembro o 2º ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA ANGOLA, que irá reunir capoeirista, artistas, educadores, estudantes, pesquisadores, comunidades, músicos, bailarinos de todo país, além de ONGs e instituições governamentais para debater sobre a Capoeira Angola na contemporaneidade.

Dedicado ao reconhecimento dos saberes dos mestres de capoeira e à sensibilização de crianças e jovens para esta importante manifestação cultural afro-brasileira, o 2º ENCONTRO tem como proposta a realização de seminários, rodas de capoeira, oficinas, exibição de filmes, esquetes artísticas e show. A entrada é gratuita.

O projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Acompanhe toda programação no nosso blog.

31/08/08 17:16

















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...